A portabilidade de empréstimo consignado é uma operação, assim como o refinanciamento, que pode lhe oferecer muitas vantagens. Ela é uma alternativa para melhorar as condições de um empréstimo contratado. Portanto, sempre que possível é bom que se solicite uma avaliação dos contratos de crédito consignado mais antigos, pois você pode estar perdendo uma excelente oportunidade!
Na operação de portabilidade de empréstimo consignado você tem as seguintes possibilidades:
- Reduzir o valor da parcela atual, equilibrando seus custos fixos e liberando margem para novo contrato de empréstimo consignado;
- Trocar um crédito caro por um mais barato, devido às taxas de juros menores.
- Ter disponível um valor na sua conta. Com a renovação do prazo do seu empréstimo na portabilidade será possível ganhar um troco em R$ para ser utilizado da forma que desejar.
- Comparar entre os bancos aquele que realmente tem a melhor opção de portabilidade para você.
Saiba o que é portabilidade de empréstimo consignado.
É a possibilidade de você transferir a dívida de um banco para outro. Isso é um direito garantido pela resolução do banco central de 20 de dezembro de 2013. Ela lhe reserva a garantia de não precisar pagar as parcelas do empréstimo até o término do contrato no mesmo banco.
Se um outro banco oferecer uma taxa mais barata você pode migrar o seu contrato assim como você migra hoje de telefonia celular de uma operadora Tim para Claro da claro para a Vivo você pode fazer isso com o seu crédito consignado.
Como funciona a portabilidade de crédito consignado?
Para realizar a troca da instituição financeira em um contrato de empréstimo consignado, siga os seguintes passos:
- 1º passo: Verifique o número de parcelas liquidadas em cada contrato. Conforme a nova regulamentação do banco central, a portabilidade de empréstimo consignado somente é possível com no mínimo 12 parcelas pagas.
- 2º passo: Após confirmar o número de parcelas pagas, é hora de solicitar o saldo devedor junto à instituição financeira (banco) atual.
- 3º passo: Feito os passos anteriores, o pedido de portabilidade para instituição de sua preferência pode ser realizado.
Pronto, agora é só aguardar a tramitação. Iniciado o processo, haverá uma troca de informações com o banco de origem de forma totalmente eletrônica. Conforme estabelece a Resolução nº 4.292, de 20/12/2013, do Banco Central, o novo banco faz a transferência do dinheiro para o banco da dívida original. Assim, a liquidação do empréstimo será realizada antecipadamente.
Quando devo fazer a portabilidade do empréstimo consignado?
Novos projetos, imprevistos, reorganização financeira, quitação de dívidas com juros mais altos, entre outras vantagens já citadas neste artigo . Essas são as condições em que a portabilidade do empréstimo consignado se torna muito viável.
É sempre bom lembrar sobre o uso consciente do crédito. Assim, você terá uma vida financeira mais saudável. A Realizze Soluções está aqui para lhe ajudar!
Ajude um amigo ou outras pessoas que estejam precisando, compartilhando esse conteúdo.
Solicite cotação e tire suas dúvidas com nossos consultores pelo WhatsApp.